Como abrir minha empresa

Bom, abrir uma empresa não é lá coisa de outro mundo. Mas também não posso dizer que é simples como uma receita de bolo que bastam alguns ingredientes, utensílios e uma pessoa com boa vontade (e um pouco de fome...rsrsrs). Não, infelizmente não é tão simples assim. Abrir uma empresa envolve "N" variantes que devem estar funcionando em sintonia. Vamos imaginar uma engrenagem, onde cada peça representa uma etapa no processo de abertura de uma empresa. Caso uma das peças não esteja em perfeitas condições de desempenhar seu papel, mais cedo ou mais tarde isso refletirá na engrenagem fazendo com que a mesma pare de funcionar e/ou ocasione danos irreversíveis. Com o processo de abertura de uma empresa não é muito diferente, suas ideias devem estar convergindo para um mesmo objetivo.


Porém, você deve está se perguntando: "Mas como eu irei saber se estou indo no caminho certo?" "Como vou saber qual objetivo devo alcançar?" Chegamos ao ponto principal do processo de abertura e também um grande divisor de águas para muitos empreendedores: P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O! Segundo Drucker (1997, p. 47) "Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar". Ou seja, planejamento é a base de todo e qualquer empreendimento de sucesso. Ainda parafraseando nosso "amigo" Drucker, o planejamento contempla a fase embrionária da empresa e é o grande norteador onde são definidos os recursos (no sentido mais amplo da palavra) que serão utilizados no desenvolver do processo. Duas ferramentas que podem ser utilizadas e trazer bons resultados nesta fase são: 5W2H e Análise SWOT (nos próximos posts entrarei mais a fundo neste assunto). Informação: combustível para qualquer empreendedor de sucesso Vivemos numa Era onde acesso à informação está cada dia mais fácil. Quer saber como está o tempo? Quer saber qual o restaurante mais perto onde serve sua comida preferida? Quer saber quando vai ser aquele show da banda que você gosta? Onde vai ser? Todas as respostas estão a alguns cliques de distância de você. Por que não fazer o mesmo para adquirir informações sobre o seu futuro negócio? Como anda o mercado? Quem serão meus concorrentes(diretos e indiretos)? Alguém já criou algo parecido? Por que não deu certo? Como será a aceitação do meu produto/serviço no mercado? Onde seria o local ideal? Qual será meu público-alvo?


Coletar informações é o ponto de partida para iniciar qualquer empreendimento de sucesso.



Adquirindo informações é possível enriquecer seu planejamento e deixá-lo cada vez mais conciso, diminuindo assim as margens de erros futuros. Vale lembrar que estou falando de informações fundamentadas em algo concreto (sem "achometros", por favor...rsrsrs).



"Planejamento é a alma do negócio!"



É isso meus caros, boa sorte e espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão fiquem a vontade para entrar em contato.


Email: wesolveconsultoria@gmail.com


Obrigado pela visita e em breve tem mais!!!


Somos especialistas em tirar ideias do papel.



Mais postagens
Posts recentes
Arquivo
Tags
Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, WhatsApp ou deixe uma mensagem.

logo - whatsapp.png
Balão_de_conversa_-_WeSolve_Consultoria.