Análise SWOT: Analisando Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades
- por Marco Monte
- 4 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Hoje iremos abordar a importância de uma ferramenta bastante simples e objetiva, que auxilia no posicionamento estratégico da empresa ou indivíduo. Ou seja, esta ferramenta é utilizada com o intuito de desenvolver a visão que o gestor/empreendedor possui do cenário no qual está inserido a empresa. Ferramenta de extrema importância em qualquer fase da vida de uma empresa, a Análise SWOT tem como objetivo principal o mapeamento de quatro fatores: Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A mesma pode ser utilizada tanto no âmbito profissional (empresas) quanto no pessoal (indivíduo).
A origem da palavra vem do inglês onde cada letra significa um ponto a ser definido: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Stengths (Forças) - Ambiente Interno
Os pontos fortes estão diretamente ligados à habilidades desenvolvidas, tecnicamente e comportamental, pela empresa. Ou seja, são os pontos positivos que contribuem no desenvolvimento da empresa sob a ótica interna, além de estarem sob o seu controle.
Nível de Formação dos Funcionários;
Clima organizacional sadio;
Layout e localização privilegiado;
Métodos e Processos Internos bem definidos e desenvolvidos.
Weaknesses (Fraquezas) - Ambiente Interno Também relacionado ao ambiente interno, os pontos fracos (antagonicamente aos fortes), estão ligados às falhas e questões que devem ser melhoradas. O ideal é que a empresa identifique e observe sua fraqueza como uma grande oportunidade de melhoria, e não apenas como um fator negativo que não pode ser modificado.
Comunicação Interna com Ruídos;
Falha no Endomarketing;
Atendimento ao cliente pouco eficaz;
Baixa Capacitação de Profissionais;
Gestão "Amadora";
Falta de Planejamento em diversos Setores (Não antecipação aos problemas).
Opportunities (Oportunidades) - Ambiente Externo
Ao analisar o ambiente externo, ou mercado, é possível identificar as oportunidades em potencial que estão disponíveis para a empresa. Para isso, é necessário que se observe o cenário como um todo (visão holística). E acima de tudo ser totalmente racional, deixando os sentimentos e fantasias de lado. É necessário entender que as oportunidades existentes para determinada empresa, podem não ser as melhores oportunidades para uma outra empresa. Sim, as oportunidades possuem particularidades e compatibilidades com "N" variantes do negócio e principalmente com o perfil do gestor. As oportunidades são regidas pelo mercado. Sendo assim, as mesmas não dependem da vontade da empresa e não podem ser controladas.
Alteração na política econômica do país;
Mudanças dos hábitos dos clientes;
Empresa concorrente entrando em falência;
Aumento ou diminuição do poder de compra do consumidor;
Threats (Ameaças) - Ambiente Externo
Novos concorrentes;
Mudanças negativas do Governo relacionados a economia do país;
Perdas de grandes talentos (profissionais) para concorrentes;
Utilizando Análise SWOT na Vida Pessoal e Profissional Você sabia que a ferramenta também pode ser utilizada isoladamente para uma determinada pessoa? É uma forma de auto avaliação! Além de promover a melhoria de algumas habilidades, é possível até mesmo identificar outras que não se tinha conhecimento. Experimente! Tenho certeza de que irá funcionar. Conclusão
A análise SWOT, sem sombras de dúvidas, é uma ferramenta de grande valia para toda empresa que esteja trilhando o caminho do sucesso. É, também, uma excelente maneira de iniciar projetos de reposicionamentos e reestruturação de uma organização. Percebendo qual seu posicionamento atual no mercado em relação aos seus concorrentes, ficará muito mais fácil determinar os próximos passos a serem dados.
Gostou deste post?
Quer saber mais informações? Vamos conversar!
Entre em contato e solicite uma visita gratuita.
Somos especialistas em tirar ideias do papel.
Comments